sábado, 25 de fevereiro de 2012

Livro 1808 - Laurentino Gomes



Acho importante a leitura de livros que resgatam a histório do povo brasileiros por estudantes em geral pois, como já ouvi por ai e concordo, um povo que não conhece seu passado está fadado a repetir os mesmo erros de outrora.

Este livro é interessante pelo fato de narrar o período da história do Brasil que vai desde a chegada da corte de Portugal ao nosso país numa linguagem simples e amigável, com descrição bem mais próxima do real do que os personagens caricatos que estamos acostumados a ver em filmes e peças.

O livro é uma viagem à época da corte, nos proporcionando uma riqueza de detalhes e até alguns fatos novos até agora desconhecidos até por historiadores, quem dirá conhecermos, na época da escola, nos nossos rasos livros didáticos.

Com este livro, é possível realizarmos uma verdadeira avaliação da gravidade dos fatos dos acontecimentos passados olhando para a situação citada como se estivesse ocorrendo hoje, no nosso tempo atual. O que seria do país caso a corte não tivesse aportado por aqui?

1808. Uma viagem de meses em caravelas caindo aos pedaços, com falta de comida e água, muita sujeira e muito piolho. A viagem da corte de Portugal ao Brasil, fugida de Napoleão Bonaparte, é escoltada pela marinha britânica. A visão do Brasil da época: uma colônia sem qualquer infraestrutura.

É a abertura dos portos que favorece comerciantes ingleses, e também brasileiros, enriquecendo as duas pontas do comércio internacional. Começa-se ai o jogo político que vimos até hoje no nosso país: o favoritismo, a corrupção, os ricos fazendeiros e traficantes de escravos ávidos pelos títulos de nobreza.

Nasce o Banco do Brasil onde estes negociantes adquirem ações da instituição para serem compensados com títulos de nobreza.

Mas tem também o lado do crescimento do pais. São criadas escolas, estradas, hospitais, é iniciada a entrada de produtos importados. Tem o horror da escravidão enriquecendo os traficantes.

E do outro lado do atlântico fica um país orfão: Portugal, onde estoura a revolução liberal na cidade do Porto em 1820, obrigando dom João VI ao retorno da sua terra.
Foram 13 anos no Brasil. Narrativa maravilhosa que nos apresenta a nossa própria história.

Recomendo. Deveria ser item de cesta básica.

Um comentário:

Cris & Luisa disse...

OI Eliane! Obrigada pela sua visita ao kidsnaestrada.blogspot. Seu Blog é muito legal. Parabéns! Volte ao nosso sempre que quiser. beijos, Luisa