sábado, 25 de fevereiro de 2012

Nosso Marley, e nós

Carta ao Átila



Sim, eu tive um Marley na minha infância. Quer dizer eu não, meu pai ... eu era apenas uma das crianças da casa que teve o privilégio de conhecê-lo e conviver contigo.

Átila. Cachorrão grande, mistura de capa preta com pastor alemão ... Lindo! Pêlo preto brilhante. Lembro bem de você.

Nossos bracinhos finos de criança tentavam dar a volta no seu pescoção e ficávamos abraçadas com você assim.

Você foi o nosso primeiro cachorro. Nós nascemos e você já estava lá, Átila. Sempre achei lindo o seu nome, que meu pai escolheu. Nome forte, áustero, diferente. Você já fazia parte da família quando chegamos, uma a uma ... as intrusas no caso, éramos nós, as crianças...rs

Você era o nosso cão herói, salvou o pai e o tio Mingo de levar tiros ... foi lindo o que você fez. Coisa de cinema, como diz meu pai. Eu tão pequena, fiquei admirada, orgulhosa, agradecida. Quando aqueles bandidos entraram no bar e apontaram a arma para eles, você foi para a direção deles e pulou em cima deles, dai foi você quem levou o tiro, não é? Muita sorte que o tiro acertou apenas na sua pata ... Cachorro corajoso. Sofreu, eu lembro disto, mas meu pai cuidou de você. A bala atravessou a patinha (ou patona, porque era imensa)...

Esta é apenas uma das histórias que eu vivi com você, meu pai certamente escreveria um livro sobre o "nosso cão herói"!

Meu pai o ensinou a ficar alerta com as situações de perigo, eu lembro. Era só você ouvir a frase "Atropela, Átila... atropela" que já partia para cima de quem quer que fosse... sempre foi o nosso cão guarda costas.

Era lindo você, Átila... deixou saudades!

Nesta época nós assistíamos o seriado Lassie na TV e era como se NÓS vivessémos um seriado com você.

Você tinha o andar igualzinho o do pai... todo pacato ... sossegado ... muito engraçado.

Quando você adoeceu nós todos da família sentimos muito. Quando faleceu então... foi dolorido demais. Foi a primeira morte em família para mim. Foi muito triste.

Em todo cão que tivemos depois de você sempre procurámos um "Átila" ... sempre... mas entendi depois de muito tempo que igual a você não existe, não, Átila. Você foi e será o único. Isto não quer dizer que não gostamos dos outros... gostamos sim, mas você era especial.

Você é a lembrança da minha infância ... assim como a Fazenda São Joaquim, você faz parte da minha história e hoje o que eterniza este momento é a sua foto ... com ela revivo as lembranças como fazendo uma viagem...

"Nessa estrada
Um pé nas nuvens
Outro pé noutro lugar
Uma saudade
Uma viagem
Onde vai meu coração

inda hoje inda bem no caminho
canto alegre
é você tão feliz e sozinho
uma velha canção rock´n roll"

Muitas Saudades, Átila.

Nenhum comentário: